Novo disjuntor permite gerir grandes redes elétricas com a facilidade de um smartphone

MasterPact MTZ, da Schneider Electric, foi desenvolvido para a IoT e a Indústria 4.0

Por Conexão Indústria 4.0 08/05/2019 - 21:43 hs
Foto: Schneider Electric
Novo disjuntor permite gerir grandes redes elétricas com a facilidade de um smartphone
MasterPact MTZ é o lançamento da Schneider Electric

Acompanhando o avanço da Transformação Digital e da Internet das Coisas (IoT), a Schneider Electric lançou no mercado brasileiro seu novo disjuntor de baixa tensão: o MasterPact MTZ. Por meio do equipamento, segundo o fabricante, é possível obter precisão classe 1 para medição de energia, mais resistência para ambientes agressivos (aqueles com temperaturas muito elevadas ou muito baixas, locais sujeitos à altas vibrações, etc), customização a qualquer hora, por meio de módulos digitais (aplicativos), rápido reestabelecimento de energia no caso de quedas, e integração com outros produtos e plataformas de software da Schneider Electric (EcoStruxure).

O disjuntor pode ser aplicado em geradores e painéis elétricos para diversos segmentos, desde Data Centers, indústrias (manufatura, óleo e gás, mineração, alimentos e bebidas, automotivas), até grandes construções, como shopping centers, hospitais, estádios de futebol e até mesmo em meios de transporte como navios e trens.

“O MasterPact MTZ traz a realidade do mundo moderno para a indústria. Atualmente tudo está conectado por meio de dispositivos móveis (smartphones) e com o MTZ não é diferente. Ele permite uma interface de interação da rede elétrica com o usuário, de forma dinâmica e intuitiva. Com suas tecnologias embarcadas, todas as etapas do projeto, desde a concepção, configuração, compra, operação e manutenção, são otimizadas por meio dos recursos digitais do equipamento. O MTZ foi pensado para prover uma experiência digital completa, totalmente voltada para IoT e Indústria 4.0”, afirma o vice-presidente de Building da Schneider Electric Brasil, Klecios Souza.

Customização 24x7

Apesar de ser voltado à proteção de cabos elétricos e barramentos, provendo segurança da instalação, assim como um smartphone, o MasterPact MTZ é totalmente customizável por módulos digitais (aplicativos) que acrescentam funcionalidades ao dispositivo, de acordo com as necessidades do usuário. É possível, a qualquer hora e qualquer momento, habilitar novas funções no produto, que aumentam e melhoram a proteção, a medição de energia, e fornecem informações de manutenção e diagnóstico.

Economia na palma da mão

De acordo com a empresa, O MTZ contribui para melhor gerenciamento de custos, uma vez que fornece dados precisos sobre consumo de energia e necessidade de manutenção preditiva, além de evitar paradas de operação ao permitir rápido restabelecimento da energia em caso de falha. Além disso, por meio de um dos módulos digitais (aplicativo), o equipamento fornece um passo a passo para identificar rapidamente a causa raiz de uma possível pane e, por possuir comunicação Bluetooth e NFC, evita a necessidade de contato físico com o disjuntor, prevenindo riscos de ferimentos.

“A Schneider Electric é uma empresa que conta com mais de oito mil engenheiros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, convertendo ideias ousadas em realidade e desenvolvendo produtos e soluções conectadas, eficientes e sustentáveis, para lidar com os principais desafios de transformação digital. Com base em pesquisas direcionadas às necessidades do mercado somadas aos conceitos de conectividade e IoT é que o MasterPact MTZ foi concebido”, completa Souza.

EcoStruxure

O EcoStruxure™ é a plataforma e arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT. Aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços. O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais, segundo dados da empresa.