Como estabelecer parcerias estratégicas na indústria 4.0 para se destacar no mercado atual

Como estabelecer parcerias estratégicas na indústria 4.0 para se destacar no mercado atual

Por Conexão Indústria 4.0 29/08/2022 - 22:58 hs
Foto: Rayflex
Como estabelecer parcerias estratégicas na indústria 4.0 para se destacar no mercado atual
Inovação tornou-se uma exigência para o mercado atual

Conhecida como indústria 4.0, a expressão refere-se a recursos voltados às inovações tecnológicas, que auxiliam na produção e automação de processos e equipamentos, com foco na eficiência e produtividade do segmento industrial. Segundo um comparativo realizado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, no final do ano passado, apenas em 2016, cerca de 48% das indústrias faziam uso de tecnologias digitais. Já em 2021, esse número mudou para 69%.

Apesar do aumento relativamente tímido de apenas 21% durante estes cinco anos, muitas indústrias já aderiram a oportunidade de gerenciar suas demandas de maneira inteligente. Identificar problemas como a inatividade, o retrabalho e principalmente, a estagnação financeira, fez com que muitos setores industriais repensassem sobre parcerias estratégicas, que propiciassem o fomento aos negócios. “Estabelecer boas relações comerciais, permite o diferencial competitivo, automação de processos, redução de custos, além de melhores oportunidades para os clientes. Essa prática, reforça ainda mais a presença de mercado em cada segmento’’, afirma Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, empresa que fabrica portas rápidas.

A inovação tornou-se uma exigência para o mercado atual, principalmente para a indústria 4.0. Isso porque a implantação de um novo sistema, não só garante maior controle administrativo, como também foca em melhores resultados de desenvolvimento, resolução de problemas e novas oportunidades. “É nesse ponto que as parcerias estratégicas auxiliam. Ao apresentar uma solução para as dores de outra empresa, como uma metodologia ou um novo equipamento que aumente a produtividade e segurança, também estamos sendo fortalecidos economicamente, visto que cada vez mais negócios podem ser gerados’’, pontua a executiva.

Boas relações comerciais também influenciam fortemente na alta competitividade do mercado. Entender o momento ideal de buscar por um aliado, pode estar relacionado a algum problema que precisa ser resolvido ou através da oportunidade de implementar algo novo. “Para a indústria, essas parcerias se fazem ainda mais necessárias, principalmente por existir a integração de muitos equipamentos, que proporcionam segurança, controle de acesso, qualidade de produtos, entre outros benefícios. Nesse caso, é ideal que as organizações se complementem e promovam a melhor solução, tanto para os negócios, quanto para os clientes’’, finaliza Giordania.