Rumo à fábrica do futuro: Valmet apresenta tendências da Internet Industrial em evento especia
Promovido pela multinacional finlandesa, evento debate Cibersegurança, Gêmeos Digitais, Suporte Remoto e Autonomia das Plantas Industriais, contando com a presença de especialistas e empresas do segmento de papel e celulose
Os conceitos da automação e digitalização estiveram em destaque no evento “Boosting your mill into the future – Valmet Industrial Internet Day”, realizado na última segunda-feira (16/10), em São Paulo, que reuniu especialistas e clientes do mercado de celulose e papel. O encontro abordou as mais recentes tendências de otimização de processos e produção, incluindo tópicos relevantes, como cibersegurança, gêmeos digitais, suporte remoto, controles avançados de processo e simuladores, apresentando também casos de sucesso.
A criação do Valmet Industrial Internet Day foi motivada pelo interesse em reunir os clientes e líderes do mercado para apresentar e discutir as mais recentes tendências de transformação digital para o mercado de papel e celulose.
Dentre os destaques do evento, a Valmet reuniu especialistas de diversos países que puderam detalhar a oferta integrada e abrangente da empresa, proporcionando aos clientes acesso à tecnologia e ao know how oferecidos pela Valmet. Evidenciando essa sinergia, a programação do evento contou com três mesas-redondas com convidados especiais que discutiram os desafios e as estratégias da digitalização, bem como as tendências em direção às operações autônomas das fábricas.
Oportunidades e desafios das fábricas autônomas
O ponto central do evento foi a explanação da solução de automação Mill-Wide Optimization (otimização de toda a fábrica), apresentada pelo especialista em aplicação da Linha de Negócios de Sistemas de Automação da Valmet, Gregory Richard Fralic. A palestra abordou a capacidade de adaptabilidade das plantas industriais para se tornarem autônomas. Segundo Greg, a indústria de celulose e papel está em transição para operações autônomas e para uma força de trabalho mais jovem, com novas funções e responsabilidades. Ainda, conforme o especialista, ao buscar otimizar os ganhos com a digitalização, a indústria enfrenta diversos desafios, como o nível de conhecimento, dificuldades na conectividade e gerenciamento de dados, além de questões relacionadas ao ciclo de vida e à recuperação e continuidade do processo, exigindo soluções adequadas para garantir a segurança das informações.
O gerente de Vendas e Industrial Internet da Valmet e mediador do encontro, Gabriel Morgan da Silva, enfatizou que as ferramentas de internet industrial desenvolvidas pela companhia ao longo dos anos permitiram às empresas monitorar seus dados, concentrar as informações e gerar conhecimento, facilitando assim a tomada de decisões cada vez mais assertivas, o que resulta na redução de custos e na melhoria das operações. “A grande vantagem é que essas soluções podem ser implantadas em qualquer planta, em diferentes escalas. Nosso objetivo foi demonstrar que o diferencial da Valmet está na expertise e no know how das pessoas para obterem o máximo proveito dessas ferramenta”, resume Gabriel.
O diretor da linha de Negócios de Serviços da Valmet na América do Sul, Felipe Floriani, encerrou o debate afirmando que a indústria vive um momento otimista, com um amplo mercado a ser explorado devido ao amplo portfólio de serviços e soluções para empresas que estão em processo de modernização e buscam maior competitividade. “A Valmet investe continuamente para se tornar referência e estar firmemente presente no mercado, atendendo às necessidade das empresas que buscam a digitalização de suas operações, garantindo competitividade e evolução no mercado”, finaliza.